Prefeitura acelera preparativos para II Conferência Regional de Meio Ambiente
Nesta quarta-feira, 14, a Secretaria de Planejamento (Seplan) da Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenadoria do Meio Ambiente (Comea), reúne representantes de prefeituras, sindicatos e órgãos ambientais de vários municípios para aprofundar as discussões referentes à realização da II Conferência Regional de Meio Ambiente do Compartimento da Borborema, que acontecerá nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, no Auditório José Farias Nóbrega, na UFCG. No evento, estarão reunidos em Campina Grande, representantes de cerca de 30 municípios.
As reuniões que objetivam intensificar os preparativos para a Conferência Regional, acontecem todas as quartas-feiras, na sede da União Campinense de Equipes Sociais (UCES), localizada na Rua Padre Ibiapina 144, Centro. Nestes encontros, organizados pelo coordenador do Meio Ambiente, Lula Cabral e pelos membros da comissão organizadora do evento, a professora da UEPB, Mônica Pereira, e o gerente de Fiscalização e Controle Ambiental da Comea, João Batista Pereira, estão sendo formadas as comissões que irão apresentar os temas a serem discutidos na Conferência.
"Mudanças Climáticas", um tema que está na ordem do dia em todo o Mundo, vai ser abordado na Conferência através de quatro eixos temáticos: aspectos científicos das mudanças climáticas; o regime internacional das mudanças climáticas; o Brasil e as mudanças climáticas; educação ambiental e as mudanças climáticas. As questões específicas da região Semi-Árida como a falta d´água, além da coleta e reciclagem do lixo e a necessidade da educação ambiental, também são temas que serão contemplados na Conferência.
A comissão organizadora destaca que a Conferência é o fórum social adequado para a formulação de uma agenda municipal do meio ambiente através da mobilização, educação e ampliação da participação popular, com a finalidade de estabelecer uma política de desenvolvimento sustentável para a Paraíba.
Garantir a participação dos segmentos da sociedade civil de todos os municípios do Compartimento da Borborema, para construir, com base no diálogo, alternativas para a gestão ambiental no Estado, é uma prioridade desse evento, destaca Lula Cabral. "Essa é uma determinação da administração Veneziano Vital no sentido de construir políticas públicas regionais, visando uma integração ampla e democrática de Campina Grande com todos os municípios que compõem o Compartimento da Borborema", conclui.
Durante o evento será elaborado um documento contendo as propostas para a solução dos problemas ambientais na Paraíba; também serão eleitos os delegados que irão encaminhar e defender as questões de Campina Grande e do Compartimento da Borborema, na Conferência Estadual, que será realizada em João Pessoa, em maio de 2008, e na Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em Brasília, também no próximo ano.
Mais informações para a participação na II Conferência Regional de Meio Ambiente do Compartimento da Borborema podem ser obtidas na Coordenadoria de Meio Ambiente, pelos telefones (83) 3310-6280 e 3310-6194, ou e-mail seplancomea@hotmail.com.