24/10/2007
Coordenadoria de Meio Ambiente participa de blitz contra a poluição sonora em Campina

     Atendendo determinação do Ministério Público, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande está realizando, em conjunto com a STTP, Sudema, CPtran e Polícia Militar, ações de combate à poluição sonora em bares, restaurantes, casas de show, postos de gasolina e automóveis com sons potentes.
 
As blitze começaram a ser realizadas no último final de semana, na sexta-feira, 19, e no sábado, 20, a partir das 21h. A equipe percorreu vários bairros da cidade e registrou vários flagrantes de poluição sonora, principalmente em veículos estacionados com a mala aberta próximos ao Saloon Bar, na rua Santa Clara, no Largo do Açude Novo.
 
Para flagrar os infratores que utilizam fontes sonoras acima dos limites permitidos, a equipe de ‘Meio Ambiente’ utilizou, além do decibelímetro (aparelho usado para medir os decibéis de um ambiente), câmeras digitais para registrar tais ações.
 
O gerente de Fiscalização e Controle Ambiental da COMEA, João Batista Pereira da Silva, alerta àquelas pessoas que gostam de ouvir som alto que, das 22h às 06h, o limite máximo de decibéis permitidos é de 60 db nas zonas diversificadas, de 50 db nas zonas residenciais (o que corresponde a uma conversação entre duas pessoas) e que as multas podem chegar a 500 UFCG (1 UFCG equivale a R$ 26,03). Ele lembra ainda que os infratores podem ser enquadrados na Lei das Contravenções Penais e sofrer uma pena de até quatro anos de prisão.
 
Segundo João Batista, essas blitze serão permanentes e fazem parte de um conjunto de ações de controle da poluição sonora desenvolvidas pela COMEA, que terá também a implantação de um plantão de fiscalização para atender as denúncias de poluição sonora vinte e quatro horas por dia. As denúncias podem ser feitas através dos telefones (83) 3310 6280 e 3310 6194 ou através do e-mail: seplancomea@hotmail.com