Sebrae não desmonta estrutura da Feira do Empreendedor em tempo e Bietec é adiada
A Bienal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande (BIETC 2007) que estava prevista para acontecer de 25 a 28 de outubro, no Parque do Povo está com nova data. A feira será realizada, agora, no período de 15 a 18 de novembro porque o Sebrae não conseguiu desmontar, a estrutura da Feira do Empreendedor, tendo em vista que se trata de uma grande estrutura.
De acordo do diretor superintendente do Sebrae, Júlio Rafael da Costa, em documento circular encaminhado ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, a desmontagem dos equipamentos e stands da Feira do Empreendedor - evento que recebeu o importante apoio da Prefeitura de Campina Grande, prevista para ser iniciada dia 8 de outubro levará cerca de quinze dias, mais tempo do que o previsto inicialmente. “Assim o Parque do Povo só estará liberado entre os dias 20 e 23 de outubro”, disse.
“Contando com seu nunca negado senso de parceria, antecipando nossas desculpas, pedimos reexaminar o calendário de eventos da cidade, transferindo, na medida do possível a Bietec para uma data mais à frente, fazendo-a funcionar dentro dos melhores requisitos técnicos”, solicitou.
Bietc - Os temas de maior relevância do mundo científico na atualidade serão discutidos em Campina Grande com a realização da BIETEC e da BIETEC Jovem – Bienal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feira e Congresso). A iniciativa é da Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenação de Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE).
Durante os eventos os participantes terão acesso às informações e novidades referentes ao tema central “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”. Para realizar esta promoção a PMCG conta com a parceria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), além das Universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB).
A BIETEC de Campina Grande vem preencher a lacuna existente devido a não realização da Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETEC) desde o ano de 2002, propondo-se a ser um evento bienal e adaptando-se ao cenário atual dos principais temas de discussão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O objetivo principal do evento é difundir, debater, expor e popularizar as novas tecnologias nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, TV Digital, Nanotecnologia, TIB’s, Biotecnologia e Transgênicos, Desenvolvimento Sustentável, Tecnologias Sociais, entre outras.
O tema central da BIETEC será dividido em dois sub-temas: Tecnologias de Ponta e Desenvolvime nto Sustentável, cada um composto de cinco palestras. A BIETEC contará também com uma mostra de produtos e processos de empresas e instituições de P&D previamente convidadas, com um número que oscilará entre 50 e 60 expositores e com uma mostra de painéis sobre produtos e processos em desenvolvimento nas universidades, institutos de P&D e escolas técnicas da região.
O evento terá uma versão jovem, a exemplo do que acontecia no passado em relação à FETEC. Para tanto, estarão participando deste evento escolas municipais, estaduais e particulares. A BIETEC Jovem terá projetos apresentados por estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada do Compartimento da Borborema em Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia e suas Aplicações.
Espera-se ainda a visitação de mais de mil pessoas à exposição científica e tecnológica e mais de cinco mil estudantes da Rede Pública e Privada do Compartimento da Borborema. Acontecerá também a apresentação de 30 projetos pré-selecionados desenvolvidos por estudantes da rede pública e privada da região polarizada por Campina Grande.