16/10/2007
PMCG lança Programa de Arborização dentro das comemorações dos 143 anos de Campina


     Dentro da comemoração de aniversário dos 143 anos de Campina Grande, a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), através da Coordenadoria do Meio Ambiente (COMEA), fará o lançamento do Programa de Arborização da cidade. A ação será realizada na manhã desta terça-feira, 16, às 10h30, no bairro de Bodocongó (na Avenida Portugal), com a presença do prefeito Veneziano Vital, do secretário de Planejamento Érico Miranda e do coordenador do Meio Ambiente, Lula Cabral.
 
     O plantio de dezenas de mudas, como palmeiras imperiais, mororós, paineiras, aroeiras, entre outras espécies, será feito nos canteiros centrais e nas rótulas da Avenida Portugal e outras importantes avenidas do bairro de Bodocongó. Todo o trabalho será feito em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSUR), que vai preparar o terreno para a colocação das mudas e fazer a limpeza dos locais.
 
     A arborização é peça fundamental para o desenvolvimento, com qualidade de vida, de qualquer cidade moderna. A Prefeitura Municipal, que administra de forma equilibrada e homogênea, contempla todos os aspectos do urbanismo nesta gestão. Campina Grande, sintonizada com os avanços da contemporaneidade, intensifica na administração Veneziano Vital a sua política de Meio Ambiente, também com ênfase no Programa de Arborização.
 
     Reduzindo o déficit – A arborização não serve apenas para embelezar a cidade. As árvores contribuem para a renovação do oxigênio fundamental para a vida e minimizam os efeitos do aquecimento planetário. Segundo recomendação da ONU, cada cidade deve ter uma média de duas árvores para cada habitante. A média atual de Campina é de 0,08 árvore por habitante, o que corresponde a um déficit de 800 mil árvores, acumulado ao longo das décadas.
 
     Por isso, no esforço de reduzir o déficit de árvores na cidade, a Coordenadoria do Meio Ambiente não se limita a distribuir mudas com a população, também participa diretamente do esforço de arborização de Campina Grande, mobilizando seus técnicos e funcionários para efetivar ações de plantio, como é o caso desta atividade em Bodocongó. O Programa de Arborização terá prosseguimento em todas as áreas da cidade, até o final deste ano, tendo continuidade ainda em todo o ano de 2008.