23/01/2009
EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

mineecologico200.jpg
Câmara de Campina terá Gabinete Ecoeficiente

     ecoeficiente2300.jpgAo retorno das atividades parlamentares da 15ª Legislatura, a Câmara Municipal de Campina Grande, terá o primeiro Gabinete Ecoeficiente de sua história. A iniciativa que é de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB) tem como objetivo implantar e incentivar o sistema de gestão ambiental, através da criação do Gabinete Ecoeficiente.
     Segundo Olimpio Oliveira, esta ação é resultado de uma necessidade de conscientizar e incentivar a população campinense através da preservação da natureza e de seus ecossistemas, “A Casa de Félix Araújo tem a missão constitucional de auxiliar a sociedade através de Leis que melhorem a vida do cidadão campinense, e desta forma, deve ser o primeiro exemplo para sociedade".
     De acordo com o vereador peemedebista, inicialmente seu Gabinete implantou a Política dos 3 Rs, que consiste em: 1º Reduzir a Geração de resíduos, através do consumo consciente, através de iniciativas simples como imprimir também o verso das folhas de papel; 2º reutilizar o resíduo, diminuindo o uso de embalagens descartáveis, por exemplo: evitando o uso de garrafas pet’s e priorizando o uso de garrafas de vidro; 3º Reciclar o resíduo através da coleta seletiva, onde este material reciclado será doado à Cooperativa de Catadores CONTRAMARE, gerando emprego e renda.ecoeficiente300.jpg
     Para Olimpio, o Gabinete Ecoeficiente que tem a colaboração voluntária do estagiário do curso de Engenharia Ambiental da UEPB, Vitor Vinícius, que por sua vez orientou na transformação conceitual, priorizando a responsabilidade social e ambiental, ou seja, o material a ser utilizado nas tarefas diárias são inventariados de forma que seja calculada a emissão de carbono na atmosfera para futura compensação com a plantação de árvores.
     mesa01170.jpgO gabinete recebeu a instalação de lixeiras para a coleta seletiva, toalhas confeccionadas com algodão orgânico e o material de expediente é totalmente originário de papel reciclado.
     “O nosso compromisso é compensar emissões de gases do efeito estufa (GEE) emitidos por atividades do Gabinete Ecoeficiente com o plantio de árvores em matas ciliares que estão à espera de reflorestamento. As árvores absorvem carbono da atmosfera e preservam o solo, a água e a biodiversidade, afirmou o estagiário Vitor Vinicius.
     Dar exemplo não é o principal meio de influenciar os outros, é o único, justificou Olimpio parafraseando Albert Einstein.