Desperdício de água poderá ser punido com multa
.
Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande, Projeto de Lei de autoria do vereador Olimpio Oliveira (PMDB), que define e penaliza o desperdício de água. A proposta que se encontra na Comissão de Redação e Justiça da Casa de Félix Araújo, objetiva coibir e penalizar o consumo desnecessário ou a negligência no aproveitamento da água.
De acordo com Olimpio Oliveira, caso a proposta seja aprovada, será considerado desperdício utilizar mangueira para lavar calçada, fachada ou interior de imóvel, ou veículo, manter torneira desnecessariamente aberta; negligenciar sobre vazamento em tubulação hidráulica, ou qualquer ato que caracterize o desperdício de água.
Segundo Olimpio Oliveira após aprovado pela Câmara e sancionado pelo Prefeito Veneziano, a Coordenação Municipal de Meio Ambiente ficará responsável pela fiscalização e autuação dos infratores, e caso comprovado o desperdício a infração será estabelecida por multa diária de ½ (meio) Salário-Mínimo Vigente, que será aplicada em dobro, no caso de reincidência.
Para Olimpio o desperdício deve ser combatido e fiscalizado por todos nós, pois tendo como exemplo que Lavar um carro durante 30 minutos com abertura de meia volta na torneira consome de 216 a 560 litros de água por lavagem. Usando um balde de 10 litros para molhar o carro e mais 3 baldes para enxaguar, o consumo cai para 40 litros por lavagem, uma economia significativa.
“A importância desse tema tem feito com que vários municípios do Brasil sancionem leis visando diminuir o desperdício de água, no intuito de preservá-la e garantir o abastecimento para futuras gerações. Portanto, esta proposição busca fazer com que os campinenses desenvolvam a consciência sobre a relevância do bom uso da água, assim como de outros recursos minerais, para manter a qualidade de vida da população e o equilíbrio ecológico” alertou Olimpio Oliveira.